sábado, 15 de janeiro de 2022

ÔNIBUS URBANO - TRANSPORTES ORIENTAL - RIO DE JANEIRO/RJ





Ônibus Urbano: Marcopolo Torino GV – Volvo B10M

Situação atual (2022): Atividades encerradas

Empresa: Transportes Oriental

Cidade: Rio de Janeiro/RJ 

Histórico da Empresa (2021) 


A Transportes Oriental foi uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro.

 

Transportes Oriental foi fundada em 2 de dezembro de 1959, iniciando suas atividades com o nome de Bangu Méier Ltda. Foi uma das mais tradicionais empresas de transporte da Zona Oeste, acompanhando o desenvolvimento da região e permanecendo na memória dos seus moradores.

 

Em 1960, efetuou-se a mudança do nome para Transportes Oriental Ltda., em homenagem a um time de futebol português, do qual o seu fundador (Sr. Alcindo Moreira) fazia parte.

 

Esta etapa foi marcada por várias inovações, dentre elas a mudança das cores passando para amarelo, verde-bandeira e branco, prestigiando as cores da bandeira nacional. Logo a seguir houve a incorporação de duas empresas:

 

Transportadora Rosane - atendendo os dois lados dos Bairros cortados pela Rede Ferroviária Federal ligando Campo GrandeSantíssimo e Bangu ao Centro da Cidade.

 

Viação Elizabeth - atendendo os dois lados dos Bairros cortados pela Rede Ferroviária Federal ligando Bangu, Realengo e Vila Militar ao Centro da Cidade. Pouco tempo depois estas linhas foram repassadas (não se sabe ao certo como) para a Transportes Campo Grande.

 

Nos anos 80, a Oriental foi encampada pelo governo Leonel Brizola, tal fato, levou a empresa ao sucateamento. Porém no governo, seguinte, Moreira Franco as empresas encampadas foram devolvidas. Curiosamente, no dia em que as empresas foram devolvidas, a Oriental rodou em algumas linhas de Campo Grande da Auto Viação Jabour a pedido do Sr. Jacob Barata. (fato relatado em jornais da época, {100 anos de ônibus}).

 

Em 1994, realizou-se a cisão da empresa, onde foi criada a Oeste Ocidental Ltda.

 

A partir de Março de 2009, a crise evidente na empresa levou a SMTR a intervir na concessão das linhas, formando assim pool de empresas que ajudariam a mantar alguns trajetos, enquanto a Oriental deveria planejar uma reestruturação que permitisse a manutenção da concessão para operar em transportes públicos.

 

No dia 11 de Janeiro de 2010, técnicos da Secretaria Municipal de Transportes estiveram na garagem da Transportes Oriental para proibir a saída dos ônibus. Um decreto municipal cassou a permissão da empresa no dia 30 de dezembro do ano anterior, que não pode mais circular. Mas a empresa desrespeitou a medida, e 12 ônibus foram lacrados.

 

A empresa encerrou suas atividades no dia 10 de janeiro de 2010. 

Fonte do histórico da empresa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transportes_Oriental


Nenhum comentário:

Postar um comentário