quinta-feira, 2 de março de 2023

Amapá - Macapá/AC

 

Nome: Amapá
Nome oficial: Amapá Clube
Cores: Preto e branco
Fundação: 23 de fevereiro de 1944
Mascote: Zebra
Estádio: Estadual Milton de Sousa Corrêa (Zerão)
Títulos: Campeão Amapaense 1ª Divisão – 1945, 1950, 1951, 1953,
              1973, 1975, 1979, 1987, 1988 e 1990
Endereço: Av Presidente Getúlio Vargas (antiga)
Bairro: Centro
Cidade: Macapá / AP
Facebook:  https://www.facebook.com/profile.php?id=100064028475197&paipv=0&eav=AfYQ2Lj1mRudKO-B5ZLP3HBqxwbHrYJLbNk_Bpoya9ndhQU8NxMruMd-LwOfwPQpcbs

Fonte:
www.historiadofutebol.com/


Equipe de 1950
 Fonte Facebook do clube

Fonte: Facebook do clube

Fonte: Facebook do clube


Fonte: Facebook do clube

Hstória (até 2022)

O Amapá foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1944, em reunião ocorrida em residência situada em frente ao primeiro prédio da Prefeitura Municipal de Macapá, hoje servindo à Secretaria Especial de Defesa Social. É o mais antigo clube de futebol do Amapá.

Foram fundadores do Amapá: Eloy Nunes Monteiro, Francisco Serrano, Pauxy Gentil Nunes, Newton Cardoso, Jose Serafim Coelho, João Vieira de Assis, Glicério de Souza Marques, Raimundo Nonato Araújo Filho, Raimundo de Campos Monteiro e Zoilo Pereira Córdoba.

O governador do Estado na época, Janary Gentil, participou da reunião de fundação do clube, mas não assinou a ata de fundação, pois tivera que ausentar-se antes do término da reunião.

As primeiras partidas do Amapá ocorreram no campo da Praça da Matriz, atual espaço da Praça Veiga Cabral. Logo em seu primeiro ano de fundação, participou do Campeonato Amapaense. Porém, seria campeão somente no ano seguinte, sobre o Macapá.

Licenciado desde 2009, quando não se inscreveu para a disputa do estadual, o Amapá chegou a sonhar com uma volta aos gramados, sem sucesso em 2016 mas que não se concluiu, devido a rixas da diretoria da época com a Federação Amapaense de Futebol.

A sede administrativa da equipe, situada na Avenida Presidente Getúlio Vargas (centro de Macapá), acabou por ser vendida a uma Igreja Evangélica e o Clube atualmente se encontra desfiliado da Federação Amapaense de Futebol.

Fonte da história: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amap%C3%A1_Clube

******************************************************************************

******************************************************************************





Juventus - Rio Branco/AC

Nome: Juventus
Nome oficial: Atético Clube Juventus
Cores: Grená e branco
Fundação: 1 de março de 1966
Apelidos: Tigre do Abunã; Tigre da Fronteira
Mascote: Águia
Torcedor: Juventino
Estádio: Dom Giocondo Maria Grotti (CT)
                Arena Floresta (jogos oficiais)
Títulos: Campeão Acreano 1ª Divisão, 1966. 69, 75. 76, 78, 80, 81,
                                                              82, 84, 89, 90, 95, 96 e 2009
               Copa Amazônia: 1981 e 1982
Endereço: Av Getúlio Vargas nº 2406
Cidade: Rio Branco/AC
Atividade atual: Clube Social, esportivo, Futebol Profissional



História (até 2022):

O Juventus foi fundado em 1 de março de 1966, em Rio Branco. Seus fundadores foram Elias Mansour Simão Filho, José Aníbal Tinôco, padre Antônio Aneri, Dinah Gadelha Dias, Valter Félix de Souza e dona Iolanda Souza e Silva. O padre italiano Antônio Aneri foi o primeiro presidente e também responsável por dar nome ao clube, inspirado nos times de seu país natal, a Juventus, com as cores do Torino, seu arquirrival, ambos de TurimItália.[4]

A primeira e atual sede do Clube do Povo foi doação da Prelazia do Acre e Purus, a sede levou o nome de Dom Giocondo Grotti, que é patrono maior do clube.

O Juventus foi ousado e foi campeão estadual logo em seu primeiro ano de existência. O time campeão estava assim escalado: Zé Augusto; Carlos Mendes, Pedro Louro, Júlio D’Anzicourt e Estevão; Carreon e Romeu; Elízio, Touca, Airton e Ernani. Foi a primeira equipe acreana a excursionar pelo exterior, fazendo jogos na Bolívia e no Peru.

O clube teve seu grande momento nas décadas de 70 e 80, quando conquistou oito campeonatos estaduais. Após o título de 1996, o Juventus fechou seu departamento de futebol, licenciando-se do profissionalismo. A partir daí, passou a disputar apenas campeonatos das categorias de base.

Em 2003 o Juventus retornou ao profissionalismo , a volta do clube ao futebol só foi possível após a parceria com a empresa Takeda. Na sua volta, ainda conseguiu chegar à final do estadual de 2004, perdendo o título para o Rio Branco. Entretanto, em 2007, devido à dívidas pendentes, o clube viu-se forçado a efetuar um novo pedido de afastamento dos gramados junto à Federação de Futebol do Estado do Acre, não disputando o estadual do mesmo ano.

Em 2009, após um longo jejum de treze anos, o Juventus conquistou o Campeonato Acreano.[5] Na ocasião, conquistou os dois turnos do campeonato, derrotando nas finais Rio Branco e Náuas. O curioso é que em ambas as decisões, o resultado no tempo normal foi de empate. Com isso, o Juventus conquistou os dois turnos nos pênaltis.[6]

Em 2014 abriu mão de disputar o Campeonato Acriano e se licenciou e não retornou


Fonte da história: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atl%C3%A9tico_Clube_Juventus

***********************************************************************************

***********************************************************************************