quinta-feira, 2 de março de 2023

Juventus - Rio Branco/AC

Nome: Juventus
Nome oficial: Atético Clube Juventus
Cores: Grená e branco
Fundação: 1 de março de 1966
Apelidos: Tigre do Abunã; Tigre da Fronteira
Mascote: Águia
Torcedor: Juventino
Estádio: Dom Giocondo Maria Grotti (CT)
                Arena Floresta (jogos oficiais)
Títulos: Campeão Acreano 1ª Divisão, 1966. 69, 75. 76, 78, 80, 81,
                                                              82, 84, 89, 90, 95, 96 e 2009
               Copa Amazônia: 1981 e 1982
Endereço: Av Getúlio Vargas nº 2406
Cidade: Rio Branco/AC
Atividade atual: Clube Social, esportivo, Futebol Profissional



História (até 2022):

O Juventus foi fundado em 1 de março de 1966, em Rio Branco. Seus fundadores foram Elias Mansour Simão Filho, José Aníbal Tinôco, padre Antônio Aneri, Dinah Gadelha Dias, Valter Félix de Souza e dona Iolanda Souza e Silva. O padre italiano Antônio Aneri foi o primeiro presidente e também responsável por dar nome ao clube, inspirado nos times de seu país natal, a Juventus, com as cores do Torino, seu arquirrival, ambos de TurimItália.[4]

A primeira e atual sede do Clube do Povo foi doação da Prelazia do Acre e Purus, a sede levou o nome de Dom Giocondo Grotti, que é patrono maior do clube.

O Juventus foi ousado e foi campeão estadual logo em seu primeiro ano de existência. O time campeão estava assim escalado: Zé Augusto; Carlos Mendes, Pedro Louro, Júlio D’Anzicourt e Estevão; Carreon e Romeu; Elízio, Touca, Airton e Ernani. Foi a primeira equipe acreana a excursionar pelo exterior, fazendo jogos na Bolívia e no Peru.

O clube teve seu grande momento nas décadas de 70 e 80, quando conquistou oito campeonatos estaduais. Após o título de 1996, o Juventus fechou seu departamento de futebol, licenciando-se do profissionalismo. A partir daí, passou a disputar apenas campeonatos das categorias de base.

Em 2003 o Juventus retornou ao profissionalismo , a volta do clube ao futebol só foi possível após a parceria com a empresa Takeda. Na sua volta, ainda conseguiu chegar à final do estadual de 2004, perdendo o título para o Rio Branco. Entretanto, em 2007, devido à dívidas pendentes, o clube viu-se forçado a efetuar um novo pedido de afastamento dos gramados junto à Federação de Futebol do Estado do Acre, não disputando o estadual do mesmo ano.

Em 2009, após um longo jejum de treze anos, o Juventus conquistou o Campeonato Acreano.[5] Na ocasião, conquistou os dois turnos do campeonato, derrotando nas finais Rio Branco e Náuas. O curioso é que em ambas as decisões, o resultado no tempo normal foi de empate. Com isso, o Juventus conquistou os dois turnos nos pênaltis.[6]

Em 2014 abriu mão de disputar o Campeonato Acriano e se licenciou e não retornou


Fonte da história: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atl%C3%A9tico_Clube_Juventus

***********************************************************************************

***********************************************************************************




Nenhum comentário:

Postar um comentário